Jogando em Períodos Históricos Diferentes

O jogo VAMPIRO – SOZINHO NA ESCURIDÃO permite aos jogadores ambientarem suas partidas nos dias atuais, com diversas referências a tecnologias e elementos que só vieram a existir no nosso mundo contemporâneo. Mas desde os primórdios da humanidade, os demônios das sombras já buscavam os corpos daqueles que foram pecadores no passado, para ocupa-los e fazer deles o veículo para se refestelarem com o sangue de suas vítimas.


Desta forma, poderíamos ter vampiros Adze em meio às cortes dos Faraós no Egito Antigo, Gakis enfrentando samurais no Japão Feudal, Ghuls lutando ocultos em meio aos Imortais do Imperador Xerxes contra os espartanos e os atenienses, Lilitus servindo a Rainha Maria Antonieta da França e fugindo antes de sua decapitação, Vyrolakos destroçando inimigos da Santa Igreja na Europa Medieval e Baitals instruindo os construtores do Taj Mahal. As possibilidades são infinitas!

Assim, trazemos aqui regras simples para ajustar o material do VAMPIRO – SOZINHO NA ESCURIDÃO a qualquer período histórico, desde a criação dos personagens até o funcionamento do jogo! Com estas adequações e um conhecimento mínimo do cenário histórico desejado, o jogador conseguirá interpretar seu vampiro em qualquer período!


CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS


Os personagens criados são facilmente adaptáveis a qualquer período. Seguem abaixo o passo-a-passo:


ATRIBUTOS


Nenhuma mudança é necessária na escolha dos Atributos e no cálculo de Saúde, Postura e Vontade.


PERÍCIAS


Algumas perícias sofrem pequenas restrições ou alterações conforme o período histórico:


  • Artes: sem alterações;

  • Atletismo: você estará apto a escalar, correr, saltar, nadar e praticar quaisquer esportes que estejam disponíveis ao período e localidade na história.

  • Combate a Distância: você estará restrito ao uso de armas de ataque a distância disponíveis ao período e localidade na história.

  • Combate Corporal: você estará restrito ao uso de armas de ataque corporal disponíveis ao período e localidade na história.

  • Condução: caso não haja veículos motorizados, apenas animais de montaria e veículos de tração serão conhecidos, conforme o período e a localidade na história.

  • Conhecimento: sem alterações;

  • Investigação: sem alterações;

  • Manipulação: sem alterações;

  • Sobrevivência: sem alterações;

  • Subterfúgio: sem alterações;

  • Tecnologia: você estará restrito ao uso de tecnologias disponíveis ao período e localidade na história.


TRANSFORMANDO EM VAMPIRO


Nenhuma mudança é necessária nas regras para transformar seu personagem em vampiro.


DONS DAS TREVAS


Nenhuma mudança é necessária nas regras dos dons das trevas.


ARMAS, ARMADURAS E EQUIPAMENTOS


Apenas as Armas, Armaduras e Equipamentos disponíveis no período e localidade na história poderão ser comprados. Diversos outros produtos podem ser inseridos ou substituídos, como por exemplo:

Você pode manter o mesmo sistema financeiro, pois o mesmo já é simplificado o suficiente para qualquer período histórico, bastando apenas a alteração da moeda utilizada.


JOGANDO


Da mesma forma que na criação de personagens, poucos ajustes serão necessários para adaptar as ações e tabelas do sistema, bastando um mínimo conhecimento histórico e um pouco de bom senso.


AÇÕES


Apenas a ação Conseguir Dinheiro sofrerá alterações: utilizar suas perícias em informática só estarão disponíveis se o período e localidade na história permitirem.


CENÁRIO E EVENTOS


Esta é a parte em que será necessário bom senso por parte do jogador, pois os cenários e alguns dos eventos irão ser alterados ou precisarão ser adaptados conforme o período e localidade na história.


Para os cenários, deve ser mantido o seguinte parâmetro:


  • Cidade Nova: sempre será a parte mais recente e urbana do cenário;

  • Cidade Velha: sempre será a parte mais antiga e urbana do cenário;

  • Centro Industrial: sempre será a parte de ofícios e produção do cenário;

  • Porto: sempre será a parte naval do cenário;

  • Ermo: sempre será a parte selvagem e parcamente habitada do cenário.


Já os eventos se mantém, com a mudança de alguns elementos para que a proposta se encaixe no contexto histórico. Seguem um exemplo de como proceder com estas alterações:


Eventos na Cidade Nova - Cenário do Velho Oeste Americano:

Encontros Neutros - Cenário do Velho Oeste Americano:

Encontros Violentos - Cenário do Velho Oeste Americano:

Como pode ser observado, as adequações são simples e muitas vezes estéticas, mudando poucos elementos, mas mantendo a ideia central dos eventos. O mesmo deve ser feito sempre que algum ponto não se encaixar no contexto histórico pretendido.


ADVERSÁRIOS


Grande parte dos Adversários do livro podem ser utilizados sem nenhuma alteração em qualquer período histórico. O único destaque são os Policiais, que mudarão seu nome para a autoridade legal de segurança do período pretendido.


CONCLUSÃO


Como pode ser observado, o sistema utilizado no jogo VAMPIRO – SOZINHO NA ESCURIDÃO pode ser adaptado com grande facilidade para qualquer período histórico. É interessante, dada a imortalidade das personagens, iniciar o jogo em determinado período e realizar pequenos “saltos temporais”, com o vampiro podendo intervir diretamente em diversos períodos históricos!

198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contato

Nome da empresa: 101 GAMES (Bruno Sathler Aguiar Silva)

Endereço Comercial: Avenida Sergio Cardoso, 440, Novo México, Vila Velha - ES

CPF: 118.477.337-8

Informações de Contato: (27) 992938481 / bruno.sathler@gmail.com

Data estimada de entrega dos produtos: Até 15 dias úteis após postagem.

Política de Entrega

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Política de Privacidade